sexta-feira, 1 de maio de 2009

Sermões...

Aow pessoinhas! o/
Caraca que Abril é um mês ocupado aqui no Japão. Desde terça-feira da semana passada que todos os dias da semana tenho algum compromisso depois do trabalho... ontem e hoje só que parou.
Queria postar ontem, mas fui baixar as fotos da câmera e as que a Hiroko-san upou no álbum e acabou ficando tarde demais.
Bom, chega de ladainha e vamos ao post de hoje que vai ser bem longuinho também, e mesmo assim não deve dar pra falar tudo que aconteceu desde o último post.

Resposta aos Comentários:
-Diego: Sim, era linguiça... erro meu... =P
As coisas com a Emi tão meio paradas. Um porquê, como falei, Abril é um mês ocupado pra caramba, e dois, eu explico no post.
-Dani: Nunca fui/vi no/o Joy. Outra rede que o povo gosta de ir aqui é o Ootoya (大戸屋).
-Glaucia: Hehehe, malz pelos posts grandes... E as fotos não fazem jus às cerejeiras, ao vivo é muito mais bonito =P

Japão:
Bom, vamos lá, resumo da semana retrasada. Na verdade vai ser um poco mais não-resumido dessa vez.
Começamos com a ida na aula de culinária da TUMCA no domingo. Nessa aula eu e a Emi conhecemos um carinha muito gente fina que é dono de um restaurante de Yakitori (焼き鳥屋さん - literalmente loja de frango assado), que é tipo um bar, normalmente bem pequeno e que tem como principal prato espetinhos. Conversa vai, conversa vem, eu e a Emi acabamos combinando de ir no restaurante do cara (infelizmente esqueci o nome dele).
Segunda trocamos uns e-mails e acabou ficando combinado pra irmos na quarta-feira logo depois do trabalho, em torno das 19hrs.
Daí na terça começou todo o problema dos sermões... o Syatyou-san (社長さん - dono da empresa), tinha falado na reunião geral da segunda de manhã sobre fazer um Ohanami na segunda mesmo ou na terça-feira, mas como na terça estava chuvendo ele remarcou pra quarta-feira.
Bom, quarta-feira eu tinha comprimisso, então logo falei que não dava preu ir na quarta por causa do compromisso... nisso me falaram pra chamar a pessoa com quem eu tinha compromisso pra ir junto no Ohanami da empresa... mandei um mail pra Emi, mas ela falou que preferia ir no restaurante... resumindo, recusei o Ohanami na quarta-feira, e como o Syatyou-san queria me mostrar as cerejeiras a noite, ele foi remarcado pra sexta-feira daquela semana.
Chegando em casa, como sempre a conversa com a Hiroko-san chegou no ponto que eu falo sobre o que aconteceu de interessante no dia ou se apareceu algum compromisso durante a semana e não vou jantar e talz... Aí foi o problema. Contei o que tinha acontecido com o Ohanami, e logo veio o sermão: "Onde já se viu recusar um compromisso da empresa, ainda mais com o Syatyou-san. Se surgiu um compromisso com a empresa e o compromisso que você tinha antes não é inadiável (se duvidar até mesmo aniversário da esposa), o compromisso da empresa é mais importante."
De quebra também veio um cartão vermelho pra Emi: "A Emi, como japonesa, devia ter bom-senso e ter falado pra você ir no compromisso da empresa e remarcar a ida ao restaurante." (traduções livres e puxadas de uma memória não muito confiável hehehe... então isso foi mais ou menos o conteúdo do sermão, porque ele foi muito mais longo e cheio de outras coisas que não vêem ao caso aqui).
Depois dessa a Hiroko-san ficou "de mal" com a Emi, então nada de chamar a Emi pra algum evento que a Hiroko-san tiver planejado.
De qualquer forma o estrago já estava feito, então na quarta-feira fui no restaurante junto com a Emi. No começo távamos só nois dois mesmo, mas daí uma conhecida da Emi da aula de culinária que é assídua frequentadora do lugar chegou e acabamos mudando pra mesa deles. Mas foi bem da hora =) Tá aí uma fotinho pra vocês verem (o cara na direita é o dono do restaurante):



Quando voltei pra casa ainda tomei um segundo esporro (é com x ou com s?) que foi um pouco mais pesado e não convém postar aqui... =/
Bom, a partir daí, até conseguir me desculpar com o Syatyou-san (tanto criar coragem como ele estar disponível pra conversar), fiquei puta perdido sobre o que fazer... teve mais duas vezes onde tiveram eventos da empresa durante a semana que tinha marcado coisa com o povo da AIESEC e fiquei sem saber se falava pra galera da empresa que já tinha compromisso, se remarcava o compromisso com a AIESEC... no fim a empresa ganhou (e o povo da AIESEC disse que não tem problema... isso é bom-senso pros japoneses).

Continuando, no fim o Ohanami da empresa ficou pra sexta-feira, mas estava muito frio na sexta pra fazer Ohanami à noite e tinha chovido de dia, então acabou virando o Happy Hour mensal da empresa mesmo.
Ainda sim, como o Syatyou-san queria me mostrar as cerejeiras à noite acabei indo pro parque de Tsutsujigaoka com mais dois caras da empresa (o Uchiai-san e o Chida-san), e fizemos um mini-Ohanami (beber uma cerveja e comer um yakisoba), antes do Happy Hour.



Depois disso, no fim de semana teve a visita pra fábrica de sake Ichinokura (一ノ蔵) no sábado. Foi bem legal, além de visitar a fábrica, ganhar de brinde um copo de sake (e poder experimentar sake a vontade), ainda fomos num parque que ainda estava com as cerejeiras em flor, muito bonito... vi uma exibição de espadas japonesas (Airton, essas custavam entre 2500 e 6000 dólares o.O ), muito legal... dá muita vontade de tocar e ver se é afiada mesmo (lógico que tem um monte de plaquinhas de não toque), mas infelizmente também não podia tirar foto.
Também participei de um teste de reconhecimento de sake (você toma uma amostra e tem que identificar ela em três copos diferentes), e acertei \o/ To realmente virando bêbado... uahuahuahau XD
Ahhh sim, também vi uma trupe de artistas que estavam fazendo marketing no estilo antigo japonês (fui dar uma participada tamém =P ) e comi ostra frita (como não dá aquela sensação estranha na boca dá pra comer de boa, e é até gostosa XD )







Poutz, o post já ficou gigante de novo... queria postar aqui ainda sobre a viagem pra Matsushima no domingo, mas vai ficar pra próxima. Amanhã estou partindo pra Yonezawa (ver o festival de Uesugi - vai ter reencenação da batalha de Kawanakajima e vou poder vestir uma armadura de samurai \o/). Volto no domingo (quando espero postar mais uma vez pra tirar o atraso), e na segunda à noite pego o ônibus pra Kyoto \o/\o/

É isso. Fui-me que ainda tenho que arrumar a mochila pra amanhã...

Frase do Post: "You can get everything in life you want if you will just help enough other people get what they want." - Zig Ziglar, "Secrets of Closing the Sale", 1984

Um comentário:

  1. Por outro lado, sabendo que os compromissos da empresa são as coisas mais importantes na vida de um japonês, você ganhou pontos extras com a menina. ;-)

    ResponderExcluir