domingo, 31 de maio de 2009

Hiraizumi

Aow cambada... ninguém mais lê essa nháca não... ou ficaram com vergonha de postar comentários pois sabem que a Hiroko-san tá lendo também?
Não vou postar a resposta do que é aquela pasta roxa enquanto ninguém tentar responder... =(

Resposta AO Comentário (Valeu Dani):
-Dani: Hehehe... muito legal mesmo... foi meio nostálgico... mas a escola do Takeshi é meio pequena, então não tiveram tantas brincadeiras.. =P
Bom, pelo menos a minha incompetência estava servindo pra alguma coisa \o/

Japão:
Ainda estamos no fim de semana passado... no domingo fui com o Akihiro-san e o Yama-chan (da AIESEC-Sendai) mais o Taylor pra Hiraizumi, uma cidadezinha (acho que nem chega a ser cidade) famosa por ter sido uma grande cidade na época dos Fujiwaras (uma família de nobres que teve muito poder político no Japão em torno do ano 1000 d.c). Também teve um samurai famoso chamado Minamoto no Yoshitsune que fugiu do irmão pra lá (pra proteção dos Fujiwaras), mas acabou sendo traído e forçado a cometer seppuku (suícidio).

Nos encontramos na estação de Sendai em torno das 8:30 da manhã e fomos atrás do ônibus pra Hiraizumi. Acabamos pegando um às 9 horas, chegando em Ichinoseki (uma cidade próxima) as 10:30. De Ichinoseki iríamos de trem pra Hiraizumi, mas o próximo trem só partia 11:36 então resolvemos ir à pé... má idéia.... andamos uns 10 minutos e o caminho acabou no rio que corta a cidade... como não tínhamos nenhum mapa nem nada resolvemos voltar pra estação e esperar o trem mesmo.
No caminho de volta pra estação passamos por uma rua da cidade que parecia ser o centro (cheia de lojas) e em cada poste da rua tinha uma caixinha de som tocando música clássica =P muito bizarro e interessante

Bom, chegando em Hiraizumi fomos primeiro no templo Moutsuu-ji, mais próximo da estação e também ter um evento lá à 1:00 da tarde que descobrimos por coincidência enquanto esperávamos o trem.
O templo é da época dos Fujiwara, apesar de boa parte das construções terem sido destruídos por incêndios já o jardim era bem dá hora e é um lugar com bastante história.
O evento que estava tendo é uma encenação de um jogo (曲水の宴 - Kyokusui no en), da época dos Fujiwaras, que os nobres jogavam. Nesse jogo eles sentam ao redor de um córguinho e copos de saquê são postos pra flutuar em barquinhos, descendo o córguinho. Os nobres então devem escrever um poema antes que os copos de saquê passem por eles, e então eles podem beber o saquê (pelo menos foi isso o que a guia voluntária explicou). Ahh sim, uma princesa (dá onde?? sei não, provavelmente do clã Fujiwara... esqueci de perguntar) é quem fala o tema dos poemas, e esses devem ser poemas Haiku.

Saída da estação de Hiraizumi


Olha onde tem uma plantação de arroz o.O


Princesa ditando o tema do jogo


Ritual pra começar o jogo. A dança que o tiozinho está fazendo tem em torno de 1000 anos.


Galera escrevendo os poemas e a meniniha guiando o copo de saquê


Esses aí terminaram de escrever


Vista do jardim do Moutsuu-ji


Como o templo era antigamente. Devia ser incrível


Nós e uma das guias voluntárias que nos acompanhou



Depois disso fomos pro segundo templo, o Chuuson-ji, onde fica o Konjikido, um mausoleum dos Fujiwaras que é todo coberto com folhas de ouro decoradas com madre-pérola. Bem impressionante... eles tinham bastante dinheiro naquela época (já são duas construções no Japão toda coberta com folhas de ouro). Além disso, dentro existem várias estátuas também de madeira e cobertas com folha de ouro.
Infelizmente era proibido tirar fotos, então não vai dar pra mostrar pra vocês.
Ahhh, também fomos num museu que tem por lá (o ingresso vale pros dois), que tinha outras estátuas cobertas com folha de ouro (de outras partes do tempo) e também sutras do budismo escritos em um papel especial azul-escuro com tinta de ouro e prata... muito loco!!! Novamente não dava pra tirar foto =(

Vista de Hiraizumi. Verdadeiro interior do Japão =P


Estátua do Matsuo Bashou


Aí dentro tá o Konjikido


Construção principal do Chuuson-ji


Lata de coca-cola de 650ml (500+150) o.O



Depois disso voltamos pra Sendai, onde teve uma mini reunião com os membros de ICX da AIESEC-Sendai e o Hideyuki-san e a Hiroko-san pra explicar o porquê deu não poder tirar o visto de turismo. Resultado, eles ficaram de entrar em contato com a AIESEC-Japão, pra essa contatar o escritório de imigração (ou onde quem quer que seja que cuide dos vistos). Ontem veio a resposta... no fim não têm nenhum problema eu tentar tirar o visto, então vou amanhã no escritório da imigração aqui em Sendai pra dar entrada no pedido do visto de turismo entre 31 de julho e 19 de agosto (dia que está marcada a minha passagem).

É isso. Fico por aqui. Amanhã vou tentar postar sobre esse sábado, quando fui na aula de caligrafia junto com o Takeshi e também participei de uma sessão de meditação no templo Rinnou-ji com o Taylor, Olli e Eija e a Hiroko-san.
Fui-me

Frase do Post: "Speak properly, and in as few words as you can, but always plainly; for the end of speech is not ostentation, but to be understood." - William Penn, English religious leader and colonist (1644 - 1718) <- Essa é especial pros advogados (se é que tem algum lendo esse blog ou as pessoas realmente lêem as frases que eu posto aqui)

5 comentários:

  1. Eu leio as frases do final dos posts (ultimamente eu só tenho lido elas e olhado as fotos... hahuhauhahua)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. ao mariao... imagina esse lugar antigamente.. muito loco eim...muito muito bonito!!

    Ao essa coca ae no fim me deixou mo triste... aqui.. ate a coca e' ruim... pocuo gas... muito triste as bebidas... so o vinho presta!!

    agora voce ja ta falando igual uma crianca de quantos anos??

    ResponderExcluir
  3. aaahhh...eu tb leio as frases do final!!!

    ResponderExcluir
  4. Toda vez eu leio! Só pra ver se tem algo em portugues ¬¬"

    Pow, se tiver amis fotos do jogo bota ai, achei very interessante!

    ResponderExcluir
  5. Aow marião.. eu tb leio as frases do final :)
    Essa plantação de arroz no meio do nada me lembrou a noite nada a ver em são carlos que passou o carinha no cavalo sem cela e a mina na janela do carro euheUHE muito nada a ver :P
    E eu to colocando o seu blog em dia hj :P por isso respondi so hj o negocio do creme bizarro :P

    ResponderExcluir