domingo, 6 de fevereiro de 2011

Robocon e campeonato de Kendou

Aow galerinha, beleza?
Tá acabando que ao invés de ser post semanal esse blog tá tendo post quadrimestral né... desculpa... mas olha pelo lado bom... nunca vai faltar assunto porque eu nunca vou terminar de falar sobre as coisas do Japão desse jeito... quando eu terminar sobre o intercâmbio já vou ter ido pra lá de novo (quem dera)... hehehe.
Bom, vamos às respostas aos comentários do último post então.

Respostas aos Comentários:
-Mateus: Entendo o que você sente... acho que esse ponto sobre o tratamento que você recebe das outras pessoas é um dos mais difíceis de se reacostumar. Vejo isso em blogs que sigo de outras pessoas que tiveram experiências no Japão.
-Hiroko: Yeah, maybe it is the problem of applying through the internet, but here in Brasil it is becoming more and more rare to apply through mail and all... it is the paradoxical behaviour of the internet, bringing people together while bringing them apart =P

Japão:
Como eu tinha dito no post passado (ou foi no retrasado?), vou falar agora sobre a competição de robótica que fui no Museu de Ciências de Sendai e sobre o campeonato estadual de Kendou que teve no mesmo fim de semana (nem dá pra saber que esse era o assunto pelo título né? =P ).
Então, preciso terminar de escrever logo sobre as coisas do Japão que já estou começando a esquecer os detalhes...
Essa competição de robótica eu fiquei sabendo porque a Hiroko-san estava planejando levar o Takeshi para uma oficina que teria no evento onde as crianças podiam construir (a inscrição dava direito a um kit com a PCB, rodas, engrenagens, carcaça, etc) e programar o próprio robô. A idéia era montar o robô e programá-lo pra dar uma volta num percurso o mais rápido possível.

Área onde estava acontecendo a oficina


Takeshi e Hideyuki-san montando o robô


Enquanto isso a A-chan ficou brincando de massinha (não faço a mínima idéia do que ela fez aí... alguém arrisca um chute?)


Robô montado e pronto pra ser programado



Eu fiquei um tempo ali com o Takeshi e o Hideyuki-san montando o robô, mas depois eu dei uma escapada pra ir ver o principal do evento, o campeonato colegial de robôs de resgate. No sábado era o dia das qualificatórias, sendo que as finais foram no domingo (que eu fui também, fiquem calmos).

Espaço das equipes


Galerinha testando os robôs antes da hora da verdade


Mais uma da galera preparando os robôs


本番だ!Aqui é valendo já!



Vale a pena reparar a quantidade de times presentes na competição. São vários times, não só da área ali perto de Sendai e Miyagi, mas de todo o Japão, inclusive de Kyuushyuu, e tudo isso só pra um "campeonatinho" colegial de Sendai. No Brasil nem o campeonato brasileiro de robótica junta tanta gente assim... acho que nem se juntar todas as categorias =(
Teve um robô que achei legal filmar pela solução que eles tiveram pro problema:





Depois de dar uma olhada na competição fui ver como estavam o Takeshi e o Hideyuki-san, visto que a oficina acabava lá pelo meio-dia. O resultado foi esse:





Acabada a oficina a gente foi almoçar e depois fomos aproveitar que estávamos no Museum de Ciências e fomos dar uma andada por ele. Isso é uma outra coisa legal que incentiva as crianças a estudarem ciências e que nós não vemos muito no Brasil (pelo menos eu não conheço). O legal é que tem vários experimentos e várias demonstrações onde as crianças podem "por a mão na massa" e aprender ciências na prática (não que elas prestem muita atenção na teoria nesses casos né =P ). Acho que as fotos mostram isso melhor.

Experimento clássico =)


Harpa sem cordas... num é a coisa mais precisa do mundo maaas...


Esse de ficar dentro da bolha era muito massa \o/


Esse tinha alguma coisa com conversão de energia cinética e potencial, quanto mais rápido pedala mais o carrinho sobe


Momento foto de família



Curti bastante o museu de ciência de Sendai, bem interessante, tanto que visitei o de Ueno também quando fui pra Toukyou =)
No fim do dia a gente ainda passou numa loja de equipamentos de Kendou porque eu queria ver uma bokutos (espadas de madeira) pra levar, mas acabei nem comprando porque não cabiam na caixa que estava enviando pro Brasil e ia ficar muito caro enviar separado.

Ahhh, a Hiroko-san também me fez tirar uma foto com a atendente da loja (era bonitinha ela) =P



De noite a gente ainda pediu pizza (acho que foi a única vez que comi algum delivery lá no Japão)



No domingo a gente foi ver o campeonato de Kendou de manhã e depois voltamos pra Robocon pra ver a final, mas isso fica pro próximo post (que espero escrever até quarta-feira), porque esse post já ficou gigante =P.
Fui-me.

Frase do Post: "A man needs to travel. On his own, not through stories, images, books or television. He needs to travel for himself, with his own eyes and on his own feet, to understand what is his. So that he might someday plant his own trees and value them. He must know cold in order to enjoy heat. And vice versa. He must experience distance and homelessness in order to feel at home under his own roof, A man needs to travel to places he does not know; he must loose the arrogance that causes him to see the world as he imagines it, rather than simply as it is, or as it can be; the arrogance that turns us into professors and doctors of what we have not seen". - Amyr Klink (esse cara é muito foda!)

3 comentários:

  1. Your travel is still continuing!(^^)

    ResponderExcluir
  2. Cara, muito legal teu blog!
    Adorei tuas aventuras no Japão. Cheguei nele procurando informações sobre Takeda...
    MÊs que vem estou indo passar tres semanas no Japão. Vou a Toquio, Quioto, Nara. Está tudo bem planejadinho, estou nos ajustes "finos".
    Uma coisa que gostaria de fazer é dar uma treinada em algum Dojo... Será que isso é difícil? Tipo uma aula experimental. Pq treino kenjutsu em Porto Alegre. E seria uma experiência incrível!
    Se tiver alguma dica pra me dar, agradeço!!
    Não entendi se tu já voltou pro Brasil...
    Olha o meu blog: www.ordemdodragao-poa.blogspot.com
    Grande abraço Valeu!
    Alexandre
    aleborges007@hotmail.com

    ResponderExcluir